Foto: Eduardo Ramos (Arquivo Diário)
A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados discute nesta segunda-feira (11) o uso da inteligência artificial nos processos eleitorais. A audiência será realizada às 14 horas, e poderá ser acompanhada pelo canal da Câmara no YouTube. Este assunto também será debatido no primeiro trimestre de 2024 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O debate na Câmara dos Deputados foi solicitado deputado Professor Paulo Fernando (Republicanos-DF).
– O Brasil tem capacidade para enfrentar desafios e é nossa responsabilidade garantir eleições justas, confiáveis e imunes a manipulações. A defesa da democracia é uma prioridade que vai além das divisões partidárias e exige ação conjunta – salienta Fernando.
Convidados ao debate
- Melillo Dinis do Nascimento - Diretor de combate à corrupção eleitoral do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE)
- Marcelo Senise - Marqueteiro e Especialista em Inteligência Artificial
- Emerson Saraiva - Portal Eleja-se - Presidente da Associação dos Profissionais do Marketing Político (Apromap)
- Fernando Bueno de Castro - Advogado, Membro Relator da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PR
- Lucas Pimenta - Escola dos Políticos
- Bruno Hoffmann - Presidente do Clube Associativo dos Profissionais de Marketing (Camp)
Tecnologia para desinformar
Os debates no TSE sobre a temática tem como objetivo, conforme o presidente da corte, Alexandre de Moraes, regulamentar o uso de inteligência artificial (IA) nas próximas eleições. Logo, se os candidatos a utilizarem para desinformar, é necessário punições.
Moraes salienta que a IA propícia, por exemplo, modificar vídeos de candidatos adversários, fazendo-os dar declarações que nunca deram. Para o ministro, o ideal seria, caso seja comprovada a fraude, que o registro dos candidatos fossem cassados.
*Consta informações da Agência Câmara de Notícias